Páginas

Produto

O que é Maquete Eletrônica?



O que é uma maquete eletrônica digital, maquete digital, maquete eletrônica ou maquete 3d? São definições para simulações volumétricas tridimensionais produzidas com a utilização de softwares de modelagem avançados, com o objetivo de possibilitar a visualização de construções, objetos, paisagens ou mesmo criações fictícias.

O uso dessa tecnologia na arquitetura é extremamente difundido, já que torna possível o vislumbre de construções que ainda não saíram da planta. Dependendo da qualidade da modelagem fica difícil discernir uma imagem de computação gráfica de uma foto real. Algumas empresas de CG(Computação Gráfica) alcançam um nível de realismo tão grande que fica mesmo difícil acreditar que se trata de uma simulação.
Para a sua elaboração são utilizadas plantas, cortes, fachadas, detalhes e todas as informações necessárias para a execução da obra, pois fazer uma maquete eletrônica é como fazer (de maneira virtual) a obra de arquitetura na escala 1:1. As informações do projeto podem ser passadas na forma de arquivos digitais (geralmente Autocad) ou desenhadas em papel e passadas via fax ou correio.
Após concluída a construção virtual do projeto, é feita a iluminação (com a posição real do sol em um determinado horário) e produzidas as "fotos" de ângulos distintos do modelo, escolhidos pelo cliente. Estas "fotos" (arquivos de imagem) são entregues impressas e na forma de arquivos digitais para os clientes, em DVD.

Qual a finalidade de uma Maquete Eletrônica?

As imagens obtidas a partir das maquetes eletrônicas são poderosas ferramentas de convencimento e apresentação, podendo ser utilizadas para os seguintes propósitos:

♦     Noção do espaço interno e externo do projeto, ajudando na disposição do moveis, objetos e decoração do ambiente;
♦     Testes de cores e materiais de acabamentos, tais como pisos, revestimentos, texturas e etc;
♦     Por seu baixo custos em relação a modificações na obra já finalizada, evita erros pois terá certeza de como a obra ficará pronta;
♦     Com apenas suas idéias você pode fazer com que se torne realidade, pois pode ser feita de forma inversa, ao invés de um arquiteto iniciar seu projeto, com suas ideias será feita a maquete dai então passada a um profissional "arquiteto" que fará as modificações necessárias para finalizar o projeto;
♦     Divulgação do projeto, trazendo maior interesse.

A evolução da simulação de formas e espaço arquitetônico em ambiente gráfico-computacional está diretamente relacionada a evolução equipamentos de hardware e aplicativos ou softwares. A maquete eletrônica é na verdade uma evolução das perspectivas à mão feitas em aquarela, nanquim ou aerógrafo. Com o avanço da tecnologia muitos artistas tiveram se adaptar à nova realidade imposta pelo mercado de trabalho.

Nos últimos anos, com o "boom" imobiliário a maquete eletrônica ganhou notoriedade, se tornando umas das mais utilizadas armas de venda, valorizando os espaços oferecidos. Esta grande demanda fez com que surgisse muita oferta, que vai de artistas que trabalham em casa até empresas de grande porte.

Algumas empresas prosperaram muito nos últimos anos. A gigante chinesa Crystal CG é um belo exemplo. São quase 3 mil funcionários, em 20 diferentes cidades da China. Outras reconhecidas empresas são as americanas Neoscape e Spine 3D, as inglesas Neighbourhood, Smooth, Uniform e Squint/Opera, a espanhola Urban Simulation e as também chinesas Dans e Sunup CG. O Brasil também tem empresas de grande porte da área. As maiores e mais conhecidas são a carioca Domus CG, Chilli3d e a paulista Digital Light.O resultado são imagens incríveis. Mas se você quiser ficar realmente impressionado, assista ao filme de Alex Roman, The Third and the Seventh. Um filme totalmente feito com os adventos da computação gráfica, absurdamente realístico.

A modelagem 3d também é muito utilizada na produção de animações comerciais para empreendimentos imobiliários. Este tipo de animação 3ddemanda muito planejamento, trabalho e uma equipe muito organizada. Mas o resultado é tão impressionante que vale a pena o esforço e o investimento.

Os profissionais de CG para arquitetura estão espalhados por todo o mundo. Prova disso são as nomeações para os prêmios anuais. O CG Architects Awards 2011, por exemplo, teve participações da França, Inglaterra, Holanda, China entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário